A importância das placas de sinalização nos condomínios

A importância das placas de sinalização nos condomínios

Placas De Sinalização - Cysne Administradora de bens e Condomínios

19 ago A importância das placas de sinalização nos condomínios

Um dos aspectos mais relevantes em um condomínio é a segurança, principalmente, quando se trata de prevenção de acidentes.

A placa de sinalização, por exemplo, é um utensílio que pode parecer simples, mas ela possui uma finalidade muito importante. É através dela que os moradores, visitantes e funcionários são alertados sobre algum risco adiante, evitando, assim, situações indesejáveis.

Além disso, as placas de sinalização se tornam uma ferramenta fundamental em casos de acidentes. Elas indicam soluções rápidas e quais atitudes tomar em casos de incêndio, pane no elevador ou vazamento de gás por exemplo.

Como qualquer outro projeto de comunicação visual, deve-se sempre buscar uma transmissão clara, objetiva e eficiente. Um ambiente bem sinalizado, por meio de placas, aponta informações primordiais sobre aquele ambiente, tal como as regras a serem seguidas.

1 – Contra incêndio

Essa é uma sinalização obrigatória para o condomínio conseguir o Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Esse documento assegura a segurança dos locais em casos de incêndio

2- Sistema elétrico

Quadros de energia devem indicar claramente sua periculosidade e o risco de choques em casos de manuseio sem um profissional especializado. É recomendado, também, sinalizar o quadro de energia de cada unidade para conhecimentos dos condôminos.

3- Elevadores

Uma placa muito comum, e que até mesmo virou música em elevadores é a notificação: “Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo encontra-se parado neste andar”. Porém, placas de aviso de acessibilidade e capacidade do elevador também são importantes.

 

4- Garagens

Para regulamentar o trânsito de automóveis e a circulação de pedestres em áreas comuns do condomínio, o síndico deve investir em placas de sinalização. Rotas de entrada de saída, preferência de circulação, espaço para garagem e visitantes, se houver, são as mais comuns. Importante frisar que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera as áreas internas pertencentes ao condomínio como vias.

 

5- Regras do condomínio

Placas sobre o local de destinação do lixo (reciclável e orgânico), portas de acesso, cuidados com a limpeza do salão de festas, uso da piscina e da academia de ginástica. Enfim, tudo o que se refere ao bom andamento para a convivência do condomínio pode ser sinalizado.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e agende uma reunião

Rate this post


Feito só para você!
As férias já chegaram e este é um momento essencial…