14 jul Lareiras em condomínios, cuidado redobrado.
Com a chegada do inverno e das baixas temperaturas dá uma vontade de acender a lareira para se aquecer, não é mesmo?! Porém, isso pode ser perigoso…
Você sabia que a limpeza das chaminés deve ser incluída na rotina de manutenção do condomínio?
Isso mesmo! É de suma importância que elas estejam sempre com a manutenção em dia, tendo em vista que um dos grandes causadores de incêndios e intoxicações é a falta de limpeza das chaminés ou o uso incorreto das lareiras.
MANUTENÇÃO
Além de manter a ventilação permanente no ambiente em que o aquecedor estiver instalado, é preciso que a manutenção dos equipamentos seja realizada periodicamente, de acordo com as indicações do fabricante e por empresas credenciadas aos conselhos técnicos (CREA ou técnicos).
Quais os cuidados a ter com a lareira de sua casa?
- Não utilize qualquer produto para acender a lareira
Evite produtos derivados de petróleo, álcool ou outro combustível capaz de provocar explosões e de colocar em risco a sua segurança. Desta forma, utilize materiais apropriados para o efeito, como madeira seca, e recorra sempre a acessórios protetores.
- Cuidado com o monóxido de carbono
Um dos gases mais perigosos lançados pelas lareiras é o monóxido de carbono, que é incolor e não tem cheiro. Uma pequena quantidade deste combustível é o suficiente para afetar o seu corpo e, em certos casos, pode ser fatal. De modo a evitar este perigo, instale detetores de monóxido de carbono em casa e não fique demasiado perto da sua lareira.
- Faça inspeções regulares
É necessário garantir que todas as inspeções são realizadas regularmente, de modo a assegurar que todas as estruturas se encontram em bom estado. As inspeções de dois em dois anos são recomendadas, bem como uma limpeza anual da chaminé para evitar a acumulação de cinzas.
- Não coloque qualquer material perto da lareira
É importante escolher com atenção os materiais que coloca perto da lareira. Evite aproximar da lareira plásticos ou produtos inflamáveis ou tóxicos devido ao risco de incêndio e libertação de gases tóxicos.
Ao seguir estas dicas, irá certamente ter uma experiência positiva com a lareira de sua casa, obtendo o calor e conforto que deseja enquanto garante a segurança de todos.
Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e agende uma reunião