18 out Qual a função de uma comissão no condomínio?
A comissão condominial surge como um suporte ao trabalho do síndico, garantindo que as funções do mesmo sejam devidamente exercidas, fiscalizando e se necessário intervir. Embora não seja a figura de maior poder no condomínio, pode tomar decisões, como afastamento de um síndico ou revogação de ações do mesmo.
Uma comissão pode ser a mediação de moradores que têm conflitos com o síndico, tratando assim todas as decisões de forma imparcial e objetiva.
As comissões do condomínio são formadas por moradores voluntários, que se disponibilizam e se responsabilizam em uma área do condomínio para ajudar.
A comissão de obras, por exemplo, é formada pelos moradores que ficam responsáveis por fiscalizar e avaliar projetos de construção ou reforma. Esse tipo de comissão verifica se a obra atende as normas de fachada, se não existem problemas estruturais que possam interferir na segurança e se estão sendo respeitados o regimento interno e a convenção.
Alguns condomínios também possuem outras comissões: A comissão de auditoria, fica responsável por auditar as prestações de contas, verificar se os gastos estão dentro da previsão orçamentária, se as compras maiores foram realizadas com cotações e se para cada pagamento existe nota fiscal e comprovante.
Atribuições da comissão
comissão de obras do condomínio o que é e o que faz
As atribuições da comissão de obras em condomínio serão determinadas pela assembleia que a instituiu.
Como dito anteriormente, ela auxiliará o síndico para garantir a regularidade das obras. Para tanto, ela fiscalizará o andamento geral, desde o licenciamento municipal, os documentos necessários para sua realização, até a entrega do serviço.
A comissão poderá solicitar orçamentos, supervisionar os prestadores de serviços e os fornecedores, conferir contas apresentadas, auditar e fazer sugestões.
Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e agende uma reunião