Como realizar uma Auditoria de Condomínio

Como realizar uma Auditoria de Condomínio

20210302 - Cysne Administradora de bens e Condomínios

02 mar Como realizar uma Auditoria de Condomínio

A auditoria é um processo de verificação de registros financeiros e de processos operacionais com o objetivo de certificar os pontos que estão em conformidade ou identificar falhas que necessitem de correções. Este processo é realizado por profissionais qualificados e que seguem normas pré-estabelecidas. É muito comum vermos auditorias sendo realizadas em empresas, mas e em condomínios, como seria?

O principal objetivo da auditoria em condomínio é auxiliar na gestão, garantindo a transparência e a segurança ao trabalho do síndico e da administradora. A obtenção de informações claras e precisas é muito útil na elaboração de planos financeiros e tomadas de decisões relativas à previsão orçamentária.

A periodicidade para se realizar uma auditoria no condomínio varia do porte, da complexidade operacional e da situação financeira de cada empreendimento. Alguns edifícios mais simples costumam realizar esse processo apenas em trocas do conselho administrativo ou de administradora, são as chamadas auditorias pós-gestão. Já os empreendimentos que experimentaram algum problema nas contas, podem solicitar uma auditoria emergencial a fim de identificar as irregularidades e saná-las o quanto antes. Por fim, em condomínios onde as contas se encontram equilibradas, uma auditoria trimestral ou mesmo semestral é importante para manter tudo em ordem.

Para se realizar uma auditoria, é imprescindível reunir toda a documentação do condomínio, desde a Convenção e o Regimento interno, passando pelas Ata das reuniões, contratos com fornecedores, folha de pagamento, contas e despesas gerais. Ao final da auditoria, a empresa ou profissional irá entregar o relatório de auditoria do condomínio, no qual deve constar todas as considerações e recomendações obtidas ao longo da análise.



Feito só para você!
Nas grandes cidades brasileiras é cada vez mais comum o…
CLOSE
CLOSE