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Boas práticas para uma Transição Administrativa no Condomínio

A gestão de condomínio é determinada pelo período de mandato do síndico e conselho ou pelo prazo contratual de uma Administradora de Condomínio. Independente da modalidade adotada, eventualmente pode ocorrer uma alteração de gestão, seja pela eleição de nova chapa para o conselho administrativo ou de troca da administradora. Esse é um momento delicado, pois toda a documentação, prestação de contas e trâmites precisam ser repassados a quem assume a gestão.

Para tornar essa transição mais suave é importante estabelecer boas práticas, que podem inclusive constar em Convenção ou Regimento Interno. O primeiro passo é estabelecer uma relação de todos os documentos que devem ser repassados à nova gestão, com protocolo formal, tempo de guarda e registro. É aconselhável também que exista um checklist de todas as rotinas administrativas de modo a identificar possíveis irregularidades nas documentações e na forma de administrar o condomínio. Isso permite que a nova gestão seja ágil em solicitar esclarecimentos ao síndico anterior. Nesse sentido, é útil que seja definida alguma rotina para resolução dos conflitos, sem que haja a necessidade de apelar à via judicial.

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