Os empreendimentos mais recentes estão cada vez maiores, portanto, com mais condôminos e mais tarefas cotidianas a serem administradas. Entre as tantas atividades regulares existe uma que muitas vezes é relegada a segundo plano, porém tem uma grande importância: as correspondências.
Com grande volume de condôminos a quantidade de correspondência tende a ser elevada também, sobretudo nos empreendimentos comerciais. Caso não exista um procedimento planejado para o recebimento e distribuição pode ocorrer violação, extravio ou até mesmo atraso na entrega, que causam prejuízos aos condôminos.
Por Lei, o recebimento, a guarda e a distribuição dos objetos de correspondência são de responsabilidade do condomínio, através do síndico e seus prepostos; os quais respondem por danos morais e materiais nos casos de extravio ou violação.
Diante disso tudo, é imprescindível implantar um procedimento com regras bem definidas, desde o recebimento dos objetos, armazenamento, distribuição diretamente nas unidades condominiais ou em escaninhos individuais e conscientização dos funcionários envolvidos.