CRECI-SP 03529-J
Edit Content
Quando se trata de administrar seus bens e condomínios, escolher a Cysne Administradora é escolher a experiência, a confiabilidade e a dedicação que só uma empresa com mais de três décadas de atuação no mercado pode oferecer.
Sabemos que a gestão imobiliária é repleta de desafios, desde lidar com as obrigações legais em constante mudança até garantir o bom relacionamento entre os condôminos. Nossa equipe especializada está aqui para simplificar sua vida, oferecendo soluções sob medida para suas necessidades.
Entre em contato hoje mesmo e descubra como podemos ajudar!

5 Normas essenciais em condomínios comerciais

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:

A administração geral de um condomínio é igual para edifícios residenciais e comerciais, ambos devendo seguir as diretrizes estabelecidas no Código Civil e na Lei de Condomínios. No entanto, a modalidade comercial possui algumas particularidades que precisam ser observadas para garantir uma rotina tranquila a todos os condôminos. A Cysne Administradora separou alguns pontos que devem ser acompanhados constantemente. Confira!

Obras e mudanças

Provavelmente a diferença de regras mais substancial entre condomínios residenciais e comerciais se encontra nos horários permitidos para realização de obras e mudanças. Nos edifícios residenciais estas atividades devem ser realizadas em horários não-comerciais, de modo que não afetem o trabalho diário nas demais unidades. O agendamento e os procedimentos devem ser mais detalhados e rigidamente controlados pelo síndico.

Portaria

Outra diferença sensível entre os tipos de condomínio se encontra na portaria. Nos prédios comerciais existem basicamente três tipos de pessoas que passam por esse local: os condôminos (que possuem livre acesso pelas catracas através de identificação biométrica, facial ou por cartão), os visitantes (pacientes, clientes e representantes de outras empresas) e ainda os prestadores de serviços eventuais (como entregadores e técnicos em geral). É necessário ter procedimentos definidos para receber bem estes três grupos.

Áreas comuns

As áreas comuns de edifícios comerciais tendem a ser diferentes dos residenciais. Enquanto estes possuem salão de festas, piscina, sala de jogos, etc; no condomínio residencial estas áreas geralmente são auditórios, salas de reunião, estacionamento, lobby e até fumódromos. Nenhum condômino pode utilizar as áreas comuns para uso particular de qualquer natureza e aquelas que necessitam de agendamentos devem ser gerenciadas pelo síndico.

Segurança

Condomínios comerciais costumam apresentar um volume muito maior de circulação de pessoas, isso significa a demanda de maior atenção com a segurança. Elevadores, escadas, áreas comuns e principalmente a portaria e entrada de garagem precisam de monitoramento por câmeras. Contar com seguranças particulares na entrada do prédio também pode ser uma boa medida preventiva.

Reuniões de condomínio

Devido à diversidade de atividades realizadas nos condomínios comerciais, costuma ser difícil contar com quórum total nas assembleias e reuniões de condomínio. Médicos e dentistas costumam atender até tarde, advogados passam muito tempo fora, áreas de serviços costumam esticar o horário de trabalho. Com isso, muitos condôminos podem não estar disponíveis no dia e horário da assembleia. Daí vem a necessidade de pensar em formatos híbridos (presenciais e virtuais) para esses eventos.

Compartilhe nas redes:

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Após a divulgação do feriadão por parte da Prefeitura da…
Cresta Posts Box by CP