A manutenção das redes elétricas de seu condomínio estão em dia? É de extrema importância que se mantenha uma rotina de revisão e manutenção preventiva em eventuais partes que se não bem cuidadas podem ocasionar acidentes.
As redes elétricas podem ser motivos para até mesmo incêndios, por isso deve-se periodicamente fazer manutenções que tem como intuito manter o funcionamento impecável e sem possíveis falhas. Não se pode adiar tais vistorias, pois pode apresentar graves riscos aos condôminos.
Quadro elétrico: o que é e qual a importância de realizar sua manutenção?
O quadro elétrico, também conhecido como quadro de distribuição, é o aparelho responsável por receber eletricidade da companhia elétrica e redistribui-la para os apartamentos. É a partir do quadro elétrico que partem todos os fios das moradias.
Apesar de ser uma das partes mais importantes de toda a instalação elétrica, por conter todos os cabos da fiação, é muito esquecido quando falamos sobre sua manutenção, sendo este um fator muito preocupante.
De maneira geral, a maioria dos condomínios tende a realizar apenas pequenos reparos quando “o problema chega”, muitas vezes necessitando da ajuda de um eletricista. No entanto, ao prevenir falhas no mesmo ao realizar manutenções frequentes, diminui-se a probabilidade de sobrecarga de energia nos condomínios, afinal, muitas dessas sobrecargas ocorrem devido a problemas no quadro elétrico.
Indícios de sobrecarga: o que avaliar em seu apartamento?
Assim como os síndicos devem conferir renovação de alvarás e manutenção preventiva do sistema elétrico, o morador deve se atentar a determinados indícios para evitar maiores problemas elétricos.
Dentre eles, podemos citar:
choques elétricos;
quedas de tensão;
lâmpadas “piscando”;
desarmes de dispositivos de proteção;
quedas de tensão;
cheiro de queimado ou fumaça partindo de pontos elétricos; e
tomadas aquecendo.
Como vimos, a sobrecarga elétrica nos condomínios é um problema que requer muita atenção e cuidado. Portanto, o síndico precisa estar atento quanto à manutenção da rede e às medidas necessárias em caso de eventuais problemas.
Os condôminos também devem colaborar, não excedendo a quantidade de aparelhos em uma mesma tomada e verificando a capacidade da rede elétrica da unidade para não sobrecarregá-la.
Se cada um fizer a sua parte, o risco de sobrecarga elétrica nos condomínios é bem menor!
Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e agende uma reunião