A manutenção de condomínios é imprescindível para manter a segurança, bom andamento da vida dos moradores, uma gestão condominial eficiente e com o caixa em ordem. Afinal, a negligência com reparos e revisões de ambientes e equipamentos pode causar enormes transtornos para os condôminos, gastos excessivos e até mesmo processos jurídicos.
Os condomínios residenciais têm a obrigação de garantir a segurança e bem-estar dos seus moradores e funcionários. Para tanto, é necessário seguir um calendário de manutenções, que determine o que e quando deve ser inspecionado. Assim, é possível antecipar demandas, organizar a sua gestão e economizar financeiramente.
Pela portaria 614/01, publicada no Diário Oficial do Município em 14/09/2001, edifícios comerciais podem ser notificados, multados e até interditados pelo Contru. O mesmo não acontece em condomínios residenciais. Em caso de irregularidades percebidas na fiscalização das subprefeituras, o síndico é avisado dos problemas constatados e a responsabilidade passa para ele.
Mas você, morador de condomínio, sabe quais equipamentos de segurança são obrigatórios? Separamos uma lista com os principais itens, aproveite e faça um checklist no local onde você mora. Se encontrar alguma irregularidade uma equipe do Corpo de Bombeiros deve ser acionada.
Itens de segurança que condomínios precisam ter em caso de incêndio:
Extintores, mangueiras e hidrantes
Esse material deve passar por manutenção anualmente. Todos os hidrantes do local devem estar com a mangueira corretamente enrolada e conter bico e chave “storz”. Todos devem ter o selo do INMETRO.
Porta corta-fogo
Esse é um dos itens de segurança mais importantes em caso de incêndio, a porta corta-fogo vai garantir a saída segura dos moradores em caso de incêndio.
Essa portas não devem ficar trancadas, desobstruídas e fechar sozinhas após ser aberta. A porta corta-fogo deve passar por manutenção a cada seis meses.
Seguro
Você sabia que todo condomínio é obrigado por lei ter uma cobertura contra incêndios? Mas para poder receber o benefício é necessário que o local esteja cumprindo com todas as suas obrigações legais.
Escadas
As escadas devem estar sempre totalmente desobstruídas e não deve ter nenhum tipo de portão ou portas nas escadas.
Os corrimãos devem ser contínuos e na altura adequada exigida pelo corpo de bombeiros. O sistema de iluminação de emergência deve ter manutenção em dia.
Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e agende uma reunião