Em condomínios, itens de segurança são indispensáveis e os extintores estão entre os mais importantes. Mas você sabe quando e onde a sua presença é obrigatória? Conhece os procedimentos de manutenção devem ser feitos?
Residencial ou comercial, de pequeno ou grande porte, uma coisa é certa: condomínios que que possuem a quantidade recomendada de extintores nos locais obrigatórios, têm mais chances de preservar vidas e o patrimônio em casos de acidente. Possuir extintores sem que condôminos e funcionários saibam manuseá-lo, no entanto, não representam a eficiência necessária dos itens de segurança.
Importância da manutenção de extintores em condomínios
Além de garantir a segurança dos moradores contra eventuais problemas, como incêndios, a manutenção de extintores em condomínios garante que o local esteja em situação regular junto aos órgãos regulamentadores e fiscalizadores, como Corpo de bombeiros e seguradoras, por exemplo. É indispensável a fiscalização do Corpo de bombeiros para liberação de licenças e alvarás de funcionamento. Quanto à seguradora, é fundamental a apresentação de laudos pós vistorias para a seguridade do condomínio.
Tipos de orçamento
Para evitar esse susto, muitos condomínios optam pelo orçamento fechado, que contempla quase tudo.
Apesar de poder chegar a ser 40% mais caro do que o orçamento inicial sem peças, essa modalidade não cobre, por exemplo, extintores que precisem ser substituídos – ficando esse encargo, sempre, para o condomínio.
Mas, mesmo dando mais tranquilidade para o síndico por saber que o valor cotado será mais próximo do que será cobrado pela prestadora de serviços, nem todos recomendam o orçamento fechado.
Obrigatoriedade
É importante lembrar que a recarga dos extintores é uma obrigação legal do síndico, e não há opção entre efetuá-la ou não.
Daí a importância de que esse aporte esteja previsto no planejamento financeiro do condomínio, evitando que a manutenção se torne um peso extra nas contas do local.
Como escolher e o que exigir da empresa
Ao escolher a empresa de recarga e manutenção dos extintores e equipamentos contra incêndio, o primordial é que ela seja certificada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Veja aqui a situação da empresa junto ao órgão.
No estado de São Paulo, a empresa também deve ser cadastrada na Cetesb.
Também é de suma importância que haja um engenheiro no quadro de funcionários da empresa. Ao efetuar a recarga, os extintores em conformidade com a lei brasileira devem receber um selo do Inmetro.
A ordem de serviço deve ser preenchida e assinada pelo técnico responsável pela manutenção.
Passo a passo da contratação
- Cotação com empresas: Cuidado com orçamentos muito abaixo da média do mercado
- Avalie e escolha qual a melhor opção: orçamento fechado ou aberto
- Certifique-se de que a empresa é certificada pelo INMETRO
- O técnico visita o condomínio, checa os equipamentos, entrega um laudo e orçamento
- Aprovado o orçamento, retira os extintores, deixando equipamentos de reserva no local
- No retorno, verifique se o lacre não está violado e se os extintores não foram trocados