Laudo do para-raios vencidos como fazer?

Laudo do para-raios vencidos como fazer?

para-raios

22 abr Laudo do para-raios vencidos como fazer?

O Brasil é um dos alvos preferidos para os raios. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mais de 50 milhões de raios caem por aqui todos os anos. A cada 50 mortes causadas por raios no mundo, uma delas é em terras brasileiras. Somente no período dos anos 2.000 a 2.014 foram pelo menos 1.790 pessoas que morreram por causa de raios no país, e dentre essas, 20 % foram estavam dentro de casa.

Tamanho estrago nos faria crer que somos o país número um em proteção contra os raios, certo? Talvez não. Mesmo com todos esses agravantes, várias construções não possuem, ou não mantém funcionando um sistema de proteção contra raios.

A falta de manutenção ou até inexistência desse equipamento pode trazer prejuízos, acidentes e até risco de morte para quem vive no condomínio. E sempre é bom lembrar que, além disso, o síndico pode ser responsabilizado por negligência e o seguro do condomínio invalidado.

Essa matéria tem como objetivo orientar e explicar ao síndico quanto aos cuidados a tomar e o que exigir do fornecedor contratado para manter o equipamento em dia.

 

O que é o Laudo de SPDA (para-raios)?

O Laudo de Inspeção do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas – SPDA (Para-Raios), é um documento técnico realizado por um profissional legalmente habilitado (Engenheiro Eletricista) contendo os registros das inspeções, inspeção visual, medições do sistema de aterramento, apontamento de não conformidades (se aplicável), relatório fotográfico e sugestões para adequações das não conformidades (quando aplicável).

Nas inspeções é também avaliado as MPS(Medidas de Proteção contra Surtos), como por exemplo os DPS(Dispositivo de Proteção Anti Surto) da empresa.

Fazem parte integrante deste laudo: a ART (CREA) e o Certificado de Calibração dos Equipamentos de Medição utilizados.

A Soluind conta com drones profissionais de alta resolução para uma melhor experiência nas inspeções aéreas a serem realizadas.

 

Qual o objetivo de um Laudo de SPDA (para-raios) ?

O objetivo do laudo de SPDA é verificar a conformidade com a norma técnica brasileira ABNT NBR-5419 – Proteção de Estruturas Contra Descargas Atmosféricas  e a NR-10 Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE no item 10.2.4 alignea “b”.

 

Quais órgãos exigem o Laudo de SPDA (para-raios) ?

O Laudo de SPDA (Para-Raios) é um documento obrigatório pela legislação vigente, conforme item 10.2.4.b da NR-10 do Ministério do Trabalho e Emprego e é exigido pelo Corpo de Bombeiros para obtenção e renovação de AVCB e por Seguradoras na obtenção de apólices e sinistros.

 

Quando deve ser feito e qual a validade do laudo de SPDA ?

As medições para emissão do Laudo Técnico de SPDA (para-raios) tem validade de 1 a 3 anos, variando conforme a região que a edificação se localiza (litorânea e comum) e se possui área classificada ou não.

Além da medição, a norma ABNT NBR 5419/2015 exige que semestralmente seja realizado a inspeção visual no SPDA, atestando assim a integridade do sistema.

 

Qual profissional deve emitir o Laudo SPDA (para-raios) ?

Conforme preconiza o item 10.2.7 da NR10, todo documento pertencente ao PIE (Prontuário das Instalações Elétricas) NR10 devem ser emitido somente por um profissional legalmente habilitado, ou seja, Engenheiro Eletricista.

 

Quer saber como manter seu condomínio sempre atualizado? Entre em contato conosco e agende uma reunião

 



Feito só para você!
O contrato a ser firmado com a administradora deve ser…
CLOSE
CLOSE