Assembleia virtual faz crescer quórum de moradores na pandemia

Assembleia virtual faz crescer quórum de moradores na pandemia

Assembleia virtual

04 maio Assembleia virtual faz crescer quórum de moradores na pandemia

A pandemia e o distanciamento social dificultaram a realização de assembleias presenciais em condomínios, por isso síndicos e administradoras de condomínios estão realizando assembleias virtuais como uma alternativa mais segura para reunir os condôminos.

Conforme determinado no Art. 1.350 do Código Civil, é dever do síndico convocar a assembleia ordinária anual, onde deve apresentar a previsão orçamentária e a prestação de contas do condomínio, mas com a pandemia e a necessidade de distanciamento social, a realização de assembleias condominiais passou a depender da transformação digital nos condomínios para poder acontecer.

Para isso, a Lei 14.010, de 2020, instituiu a possibilidade da realização de assembleias virtuais em condomínios e desde então, o modelo virtual vem ganhando adeptos por todo o país. Ainda que o texto de Lei seja claro quanto a possibilidade de utilização da Assembleia virtual até 31/10/2020, diz também o texto que referida Lei é aplicável enquanto perdurar o estado de pandemia, assim, acreditamos que em situações que peçam a realização de Assembleia, é possível sua convocação no formato virtual.

Resolvendo problemas

Quando a assembleia virtual ainda não era Lei, alguns problemas estavam sendo recorrentes, por causa da possibilidade de realizar deliberações importantes como aprovações de contas e eleições dos síndicos.

Resultado disso? Muitas contas de condomínios acabaram bloqueadas em instituições financeiras.

 

Alguns dos benefícios das assembleias virtuais:

  • Segurança:sem sombra de dúvidas, esse é o principal motivo pelo qual as assembleias virtuais estão ganhando um número cada vez maior de adeptos. No modelo on-line, os síndicos e moradores garantem segurança durante a pandemia.
  • Aumento da participação:se antes os síndicos sentiam dificuldade em garantir o quórum mínimo para as votações em assembleias, esse cenário se beneficiou com o modelo on-line e os moradores agora podem participar de onde quiserem, com muita facilidade.
  • Melhorias na apresentação: com a implementação das assembleias virtuais, o síndico tem mais facilidade para apresentar em slides, onde pode mostrar um material de comunicação mais objetivo e acessível para todos os moradores.
  • Gravação:o formato de assembleia virtual permite que o síndico grave a reunião pelo próprio computador, assim é mais simples para que ele possa compartilhar o material com os moradores que não puderam participar.

 

Agora que você já sabe como funciona, as modalidades e como implementar uma assembleia virtual no seu condomínio vai ficar mais fácil usufruir dos benefícios que essa possibilidade oferece.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e agende uma reunião

 

 



Feito só para você!
Apesar de ter afetado o Brasil como um todo, a…
CLOSE
CLOSE