19 jun Ar-condicionado: um novo aliado do vírus e um vilão da saúde
Transmissão da COVID-19 pelo sistema é possível?
COVID-19: transmissão via ar-condicionado. Tem solução?
De acordo com o estudo chinês, a Covid-19 pode ser transmitida pelo ar condicionado, sem contato físico. A conclusão é que um ambiente fechado tem pouca ventilação e pouca troca de ar com o ambiente externo, fazendo com que o vírus se concentre no local.
Por isso, o ar-condicionado pode ser um vilão no contágio, pois ele “varre” o ar em direção ao interior do ambiente e, consequentemente, transporta o vírus em pequenas partículas. Sem renovação ou com pouca renovação de ar, o ambiente torna-se propício a contaminar quem estiver no local.
A ventilação – janelas abertas – é um jeito simples e barato de fazer o vírus desaparecer do ar, mas como agir em prédios e estabelecimentos sem janelas, como lojas de shopping? Ou em dias de chuva, que as janelas não podem ficar abertas?
Em 15 de maio o professor Antônio Luis de Campos Mariani (Poli-USP) publicou um vídeo sobre o tema, propondo adequações nos sistemas de ventilação para reduzir a propagação de microorganismos presentes no ar.
A Kemp – empresa de gerenciamento de obras e projetos especializada em varejo – está acompanhando a discussão do tema e praticando algumas soluções, como a possibilidade de acrescentar mais ar externo, distribuir melhor esse ar externo aos splits residenciais e comerciais de forma que ele possa ser diluído igualmente entre todos os equipamentos de ar condicionado.
Com a reabertura dos shoppings em SP – maior capital do Brasil e com maior número de infectados -, a discussão e viabilização das adequações se torna urgente.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Kemp.