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5 dicas para elaborar a Previsão Orçamentária do Condomínio

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Nesse artigo você vai ver:

A Previsão Orçamentária do condomínio é um dos itens essenciais das atividades obrigatórias dos gestores. Executar essa tarefa com atenção aos detalhes é muito importante para manter a saúde financeira do condomínio e até encontrar possibilidades de economia. Para isso, a Cysne preparou cinco dicas muito importantes que vão ajudar nessa rotina.

 

Abordagem estratégica

Ao invés de apenas focar na dinâmica “Receita x Despesa” para elaborar a previsão, o síndico e a administradora do condomínio podem aplicar a proatividade olhando a operação como um todo e buscando novas formas de otimizar processos, alocar recursos e até obter receitas.

 

Revisão de contratos

Outro ponde de custos elevados nas despesas ordinárias do condomínio pode estar localizado em contratos antigos com prestadores de serviços. Revisar todos os contratos de manutenção e outros serviços pode revelar despesas elevadas e até desnecessárias.

 

Economia com folha de pagamento

Os custos mais elevados do condomínio invariavelmente estão alocados na mão de obra dos empregados contratados. O primeiro ponto a se observar nesse sentido é a redução de horas extras e talvez até do quadro de funcionários com alguma otimização na escala de trabalho. A instalação de portaria remota também pode ser uma solução econômica para edifícios de médio e grande portes.

 

Cultura da manutenção

Antecipar um problema antes que ele aconteça pode significar uma sólida economia nos fundos de obras do condomínio. A cultura da manutenção significa estabelecer rotinas de vistoria e manutenção preventiva, tanto na infraestrutura do empreendimento, áreas comuns e até unidades condominiais.

 

Receitas extras

Com as novas demandas e hábitos dos moradores surgem novas oportunidades de obter receitas adicionais aos condomínios. Alguns condomínios têm investido em facilidades aos moradores, tais como minimercados, loja de conveniência, feiras, lava-rápido, locação de espaço e realização de atividades coletivas, parcerias com academias, coworking e até disponibilidade para espaços publicitários. Essas inovações podem retornar aumento do faturamento na ordem de 5% a 10%, valor que pode ser utilizado para manutenção e fundo de obras.

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