O trabalho remoto, seja em home-office ou em espaços comunitários exclusivamente dedicados a essa função, já vinha obtendo crescente adesão no mercado de trabalho. Com as medidas de quarentena provocadas pela pandemia desse ano, o modelo chamado oficialmente de teletrabalho ganhou proporções gigantescas em pouquíssimo tempo. Mais interessante do que esse fenômeno é a constatação de que muitas empresas pretendem manter o modelo de trabalho remoto, mesmo após o fim da pandemia.
Esse fato muda sensivelmente o mercado imobiliário em duas instâncias. Novos empreendimentos passarão a contar com um cômodo extra dedicado a um escritório em casa e opcionalmente com um espaço coletivo de trabalho. Para os condomínios já ativos, surge a possibilidade de utilizar possíveis espaços ociosos a fim de implantar espaços de coworking dedicados aos moradores.
Coworking é um escritório compartilhado por pessoas que o utilizam para trabalhar ou estudar. Com estações de trabalho individuais ou coletivas, salas individuais e de reunião, estes espaços estão disponíveis pela cidade por preços relativamente altos. Ter um espaço estes no próprio condomínio pode ser uma medida ótima, já que muitos trabalhadores estão tendo a oportunidade de fazer home-office, porém suas residências não possuem um espaço adequado.
Para os condomínios ficam algumas questões que precisam ser observadas. Uma assembleia deverá aprovar a reforma de algum espaço do prédio para essa finalidade. É importante observar as necessidades de infraestrutura e tecnologia. De modo geral as regras de uso devem ser similares às regras dos demais espaços comuns, privilegiando o bom-senso e o respeito aos demais utilizadores.