Ícone do site Cysne

Limpeza de fachada: entenda o processo antes de fechar contrato!

Edifícios comerciais com fachadas revestidas com pastilhas e vidraças costumam chamar a atenção pela beleza. No entanto, realizar a limpeza de fachada dessa estrutura requer um serviço especializado e que obedeça a rigorosos itens de segurança. Um dos exemplos são os “rapelistas” da limpeza, que levaram para a área da construção civil a experiência em escalar paredões.

Para ajudar no processo de contratação e acompanhamento da limpeza de fachada, elaboramos este miniguia que responde as principais dúvidas que nossos clientes costumam ter na hora de selecionar e estabelecer um responsável por essa tarefa.

 

POR QUE FAZER A LIMPEZA DA FACHADA?
A fachada de um edifício é formada pelas faces exteriores da edificação. Elas são as partes mais expostas às variações climáticas e, por isso, precisam de manutenções e limpezas periódicas — com maior ou menor frequência, dependendo dos tipos e da qualidade dos materiais empregados na construção. Fachadas compostas por vidros espelhados, por exemplo, precisam de limpezas com maior frequência do que uma fachada em concreto.

 

COMO A LIMPEZA DE FACHADAS É FEITA?
Em primeiro lugar, é preciso destacar que a limpeza de fachadas é um serviço que exige mão de obra altamente qualificada e equipamentos profissionais para sua realização.

Sobretudo, quando ele envolve o trabalhos em altura ou locais de difícil acesso.

 

PREVENÇÃO DE RISCOS

Administradores prediais que realizam manutenção e limpeza de fachadas periodicamente conseguem descobrir problemas estruturais antes que eles se tornem uma questão incontornável. É possível perceber quando a impermeabilização da fachada começa a se deteriorar, por exemplo — o que afeta diretamente a estrutura do prédio e de suas unidades.

 

FATORES QUE INFLUENCIAM NO ORÇAMENTO E MERECEM ATENÇÃO
Além da altura, cada edificação pode apresentar outras diferentes necessidades de limpeza. E cada um destes pontos precisa ser levado em consideração na contratação da limpeza de fachadas. Em especial, porque todos eles têm impacto no orçamento apresentado.

Dentre os detalhes que pedem a sua atenção podemos citar:

Tipo de revestimento: é ele quem determinará os produtos e a técnica a ser utilizada
Grau de sujeira: quanto mais complexo é o trabalho, maior também será a quantidade de horas trabalhadas. Assim como o volume de produto utilizado
Acessibilidade à construção: deve-se avaliar se a estrutura já possui pontos de apoio ou de fixação para a limpeza de fachada. Assim como o trânsito de pedestres e veículos abaixo do local onde o trabalho será executado
Produtos e equipamentos utilizados: todo o maquinário, assim como outros recursos e dispositivos indispensáveis ao serviço, devem ser previstos no planejamento.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e agende uma reunião

 

Sair da versão mobile