10 vantagens de uma administradora de condomínios

10 vantagens de uma administradora de condomínios

05 jul 10 vantagens de uma administradora de condomínios

Uma administradora de condomínios, atualmente, não é apenas uma empresa que oferece serviços contábeis e de registros de documentos. Sua função evoluiu, oferecendo uma gama de serviços para levar mais tranquilidade aos condôminos e ao síndico.

Certamente, não se pode confundir os serviços de uma administradora de condomínios com as responsabilidades de um síndico. O síndico sempre terá suas funções específicas e a empresa que então, for contratada para administrar o condomínio terá assim, suas funções fiscalizadas por ele, que é quem representa oficialmente o condomínio.

Havendo necessidade e interesse, o condomínio até pode transferir poderes de representação à administradora de condomínios. Tudo vai depender da forma de contratação, que pode ser de consultoria, assessoria ou então, de representação, com poderes administrativos efetivos, inclusive e até a contratação de um síndico profissional.

Receba orçamentos grátis e sem compromisso de administradoras de condomínios.

O oHub faz o trabalho de cotação para você.

  • Receba cerca de 5 propostas em até 24 horas
  • Economize tempo
  • Consiga melhores preços
Solicite o orçamento

Contratar uma administradora de condomínios permite assim, reduzir os naturais atritos entre os condôminos e o síndico, além de manter um controle mais adequados das contas, disponibilizando então, os relatórios detalhados de gastos, de cobrança de débitos ou cobrança judicial.

administradora de condomínios pode oferecer inúmeras soluções para a gestão do condomínio. Desse modo podemos destacar as vantagens da contratação de uma empresa para esse tipo de atividade:

1. Administradora de condomínios: controle geral

A contratação de uma administradora de condomínios permite livrar o síndico de se preocupar com questões burocráticas, como o controle financeiro e os problemas de ordem jurídica, permitindo assim, que ele possa manter sua atenção nos procedimentos necessários para o correto funcionamento do condomínio.

2. Administradora de condomínio e assuntos administrativos

A organização de documentos, pagamento de contas, conferência de faturas, atendimento de fornecedores e outras atividades podem então, ficar por conta da administradora de condomínios, garantindo assim, mais eficiência para todas as necessidades.

3. Gerenciamento de problemas administrativos

Uma administradora de condomínios oferece serviços de organização e arquivo de documentos, gerenciando assim, todos os problemas administrativos e eliminando a necessidade de uso do tempo do síndico.

4. Representação junto aos órgãos públicos

A maior parte das pessoas, inclusive o síndico, sempre mantém uma agenda comprometida, com dificuldade de realizar atividades fora de seu escopo. A administradora de condomínios tem condições de realizar todas as obrigações juntos aos órgãos públicos, tornando-se responsável então, pelo atendimento de todas as exigências legais.

5. Assessoria para contratação de serviços

Como se trata de uma empresa já com conhecimento no mercado, a administradora de condomínios tem muito mais facilidade de contratar profissionais qualificados e de confiança para os serviços necessários dentro do condomínio. Dessa forma, a administradora economiza tempo do síndico na análise de orçamentos e de informações necessárias para a contratação de serviços externos.

6. Atendimento das obrigações legais

Como qualquer outro tipo de empresa, o condomínio precisa cumprir com suas obrigações, tanto com a Receita Federal quanto com os órgãos públicos. Uma administradora de condomínios assume toda a responsabilidade pelo atendimento dessas obrigações, com entrega de declarações e recolhimento de impostos.

7. Departamento jurídico à disposição

Atendendo diversos condomínios ao mesmo tempo, administradora de condomínios mantém em seu quadro uma equipe de advogados para oferecer assistência jurídica ao condomínio sempre que necessário. Com isso, o síndico pode se resguardar juridicamente, evitando processos e despesas futuras.

8. Cobrança de inadimplentes

Uma das maiores vantagens na contratação de uma administradora de condomínios é a cobrança de inadimplentes. A cobrança, para o síndico, é uma das tarefas mais desagradáveis, principalmente quando se trata de um condômino vizinho. A administradora de condomínios, como empresa, pode fazer a cobrança sem que o condômino veja o fato como ofensa, sem confundir as coisas.

9. Pendências legais

A maior parte das cidades de médio e grande porte possui um plano diretor que deve ser respeitado. O atendimento dessas exigências legais deve ser feito dentro do que determina a legislação. A administradora de condomínios, com sua equipe de advogados, tem muito mais condições de solucionar esse tipo de problema, atendendo as pendências legais e garantindo maior segurança para o condomínio.

10. Administração de pessoal

Entre as grandes vantagens na contratação de uma administradora de condomínios está a administração de pessoal. A confecção de folha de pagamento, o recolhimento de FGTS e INSS e outras obrigações relacionadas ao pessoal contratado torna-se obrigação da administradora, evitando perda de prazo e mantendo o correto andamento legal dos funcionários.

Fonte: Ohub Ideias



Feito só para você!
Ser empreendedor significa ter coragem suficiente para arriscar. É preciso…