Meu condomínio pode ser sustentável?

Meu condomínio pode ser sustentável?

condomínio sustentável

07 jul Meu condomínio pode ser sustentável?

Implantar soluções sustentáveis em um condomínio pode ser um desafio para síndicos e arquitetos. Apesar disso, com informação e planejamento, é possível adequar vários projetos para a realidade do seu prédio. Por isso, antes de colocar em prática algum projeto que pareça incrível, é preciso entender se ele é de fato viável.

Por exemplo, se o seu condomínio possui uma linda horta no jardim, imagina que bacana seria implantar um sistema de compostagem para adubar a terra! Incrível, não é mesmo? Mas de nada adianta comprar os materiais para a compostagem sem antes debater com os demais condôminos se eles estão dispostos a separar o lixo orgânico da forma correta. Além disso, será preciso treinar os funcionários do prédio exaustivamente para que o projeto dê certo.

Um sonho antigo de muitos síndicos é aproveitar a água da chuva para molhar o jardim ou lavar as áreas comuns do prédio. O reúso de água da chuva diminui significativamente o consumo de água do edifício e, consequentemente, os gastos no fim do mês. Mas, antes de comprar um reservatório para armazenar a água, fica a pergunta: há espaço e estrutura em seu condomínio para implantar um sistema como este?

A utilização da energia solar vem crescendo em nosso país. Como vimos aqui no blog, o Brasil já atingiu mais de 7 mil instalações de micro e minigeração. O sonho de produzir a própria energia de forma limpa e sustentável, aos poucos, vem se tornando mais palpável, principalmente devido à diminuição dos custos da energia solar. Entretanto, antes de comprar placas solares para seu condomínio, é preciso saber se o prédio possui espaço suficiente para acomodar os painéis.

Mas calma! A ideia não é deixar ninguém desestimulado! Ao contrário, queremos incentivá-lo a colocar em prática suas ideias sustentáveis, porém, sempre lembrando que tudo deve ser feito com planejamento. Procure por profissionais capacitados, informe-se sobre o assunto e troque experiências com outros síndicos que já têm projetos similares àqueles que você deseja implantar.

Sim!” Esta é a resposta para a pergunta do título deste post! Você pode tornar seu condomínio mais sustentável. No entanto, vale lembrar que, mesmo que ele não tenha estrutura para viabilizar um grande projeto sustentável, bastam pequenas atitudes para ajudar o meio ambiente e ainda reduzir os gastos mensais. Quem se lembra da síndica que colocou garrafas PET nas descargas dos apartamentos? Pois bem, uma ideia simples que deu supercerto!

Não desista do sistema de reúso de água do seu condomínio ou da geração própria de energia do seu prédio. Mas, se isso não for possível, não desanime! Informe-se sobre o que é possível colocar em prática e faça acontecer

 

Fonte: Condominios Verdes

Nenhum comentário

Postar um comentário