Dicas para aumentar o comparecimento às assembleias

Dicas para aumentar o comparecimento às assembleias

comparecimento às assembleias

14 jul Dicas para aumentar o comparecimento às assembleias

Você não está sozinho. Todas as pessoas que passaram ou estão passando pela experiência de ser síndico já vivenciaram assembleias com baixo quorum. O que fazer para aumentar o comparecimento? Sugerimos aqui algumas atitudes que podem te ajudar:

Mostre que está trabalhando pelo condomínio

Talvez alguns condôminos que são mais próximos de você já saibam que você dedica muito do seu tempo e energia. Mas eles não são a maioria, certo? Todos os condôminos precisam saber que enquanto eles estão no corre-corre diário, você está concretizando interesses que são deles também. Se você vem se aperfeiçoando como síndico profissional através da participação em cursos e palestras, deixe os condôminos saberem disso. O meio de divulgar suas ações você escolhe: carta, mensagem de email, post no site da administração, comunicado no quadro de aviso. Veja qual é o canal de comunicação que mais funciona e use-o a seu favor. Apenas tome cuidado para não parecer exibicionista.

Promova plantões de inadimplência no próprio condomínio

Já parou para pensar que alguns condôminos inadimplentes não comparecem às assembleias por constrangimento e por saberem que não têm direito a voto? Então, em algumas manhãs de sábado, de preferência no início do mês, faça um plantão de inadimplência. Combine com a administradora e arranje um lugar reservado do condomínio onde a equipe possa aguardar pelos inadimplentes que desejam fazer acordo. Deixe uma bandeja com água e café nesse local, para que os devedores se sintam mais à vontade. Apareça nesse local apenas para receber e acomodar a equipe. Sua presença pode intimidar os inadimplentes.

Invista em comunicação eficiente

Uma assembleia cujo presidente pronuncia mal as palavras ou tem um discurso confuso é uma tortura para quem está na audiência. Essa experiência negativa vai ficar na memória, o que diminui o número de condôminos na próxima assembleia. Assim, tente se lembrar de um condômino que se expressa bem e o incentive a se voluntariar como presidente. Se não achar ninguém, peça para que um funcionário da administração que tenha essa habilidade seja o presidente. E nada de fazer economia: alugue um datashow, se for preciso. Fotos, diagramas e gráficos ajudam bastante na compreensão. Se a aquisição de algum material ou equipamento oneroso estiver na pauta da assembleia, peça uma amostra ou uma peça demonstrativa a uma das empresas na qual você fez cotação. Se os condôminos puderem tocar o material e perceber a textura, resistência ou cheiro, eles ficarão mais confiantes. Assim, os questionamentos não serão muitos e a assembleia termina antes do esperado. Isso faz dela uma experiência positiva que reforça o comparecimento na próxima.

Fonte: Predial

Nenhum comentário

Postar um comentário